quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

ENQUETE:Quem venceu o debate?Marden Menezes ou Jôve Oliveira


Tudo começou com uma entrevista do prefeito Odival Andrade



   
     
Apesar da Constituição Federal assegurar em seu artigo 5º, V, o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem, o que se ouviu na edição do Jornal do Meio Dia da FM Cidade, na tarde de quarta, 24, foi esse direito se transformar em debate, e consequentemente, a negação do próprio direito.
O deputado estadual Marden Menezes, usando desse instituto garantido pela nossa Carta Magna, até tentou usá-lo, mas de forma sistemática e continuada foi sendo interrompido e questionado pela entrevistadora, a vereadora e radialista Jôve Oliveira. O que ficou claro foi a tentativa inútil da apresentadora em blindar o prefeito Odival Andrade, seu aliado, e motivador do direito de resposta.
A culpa é do prefeito
Tudo começou quando o atual prefeito concedeu entrevista ao dito jornal, na segunda, 22, onde citou por várias vezes o ex-prefeito Luiz Menezes, o deputado Marden Menezes, inclusive a família destes, segundo advogados do grupo político, de forma desrespeitosa, ensejando o uso do direito de resposta.
O programa jornalístico se transformou em um ringue de luta, com um debate acalourado, onde a menor preocupação foi garantir a efetivação do direito de resposta, de dar direito à fala e tornar claras as informações, o que é essencial em um estado democrático de direito e obrigação de um meio de comunicação público, como é o rádio, uma concessão estatal.
Apesar da bancada do Jornal do Meio Dia ser formada por três integrantes: Jota Júnior, Kiko Silva e Jôve Oliveira, apenas esta teve vez e voz na condução da suposta entrevista.
Propaganda Política
Mas as “prévias” das eleições municipais não terminam aqui: na próxima sexta, 26, será a vez do ex-prefeito e pré-candidato Luiz Menezes também fazer uso do direito de resposta, ou pelo menos tentar, das ditas acusações feitas por Odival Andrade na FM Cidade. Resta saber se a “entrevistadora” continuará sendo a vereadora Jôve Oliveira, aliada do grupo político do atual prefeito e também pré-candidata ao cargo majoritário.
Pelo visto a novela ainda vai perdurar, pois muitos pedidos de direito de resposta já estão sendo protocolados pelo grupo político liderado por Luiz Menezes, tanto no Jornal do Meio Dia como no programa político de responsabilidade do prefeito Odival Andrade, levados ao ar pela mesma emissora aos sábados. inclusive com o pedido de réplica do programa desta quarta, 22, que acabou não acontecendo. E a gente que pensava que o horário eleitoral ainda ia demorar para começar!
Como o povo reagiu
Tanto nas redes sociais como nas conversas em rodas a pauta foi a “entrevista”, onde os piripirienses se manifestaram classificando de “vexatória”, não deixando de demonstrar a insatisfação com a administração municipal em protestos através de inúmeras postagens.    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário